A Comissão de Organização do III Simpósio de Ensino de Química informa que o evento foi suspenso temporariamente. As inscrições para o evento como ouvinte e a submissão de trabalhos não estão disponíveis. Todas as informações serão publicadas neste site.
Agradecemos a compreensão de todos.

Comissão Científica

Drª Felizarda Viana Bebé

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2007) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Atualmente é professora e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. É bolsista do PIBID (coordenadora de área) - Licenciatura em Química. Tem experiência na área de Química, Fertilidade do Solo e Adubação, Aproveitamento de resíduos Agroindustriais, solos afetados por sais, plantas medicinais, formação de professores e política territorial.

Drª Alexandra Carvalho de Souza

Possui Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2001), Licenciatura em Química pela Universidade Federal da Bahia (2009) e Mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (2007). Tem experiência na área de Química Ambiental (1996-2001), Microbiologia om ênfase no estudo da microbiota presente na Indústria do Petróleo (2002-atual), Cromatografia gasosa e líquida. Ministrou aulas de Química para alunos do Ensino Médio pela Secretaria de Educação da Bahia (1997-2004), atuou como professor substituto do Dept. de Microbiologia do Instituto de Ciências da Saúde na UFBA, ministrando aulas para alunos dos cursos de Medicina, Nutrição e Farmácia (2004-2006). Possui Doutorado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio) na área de Biotecnologia Industrial (2010). Atualmente desenvolve atividades relacionadas com a Educação Científica e Ensino de Ciências.

MSc. Jane Geralda Ferreira Santana

Graduada em Bioquímica e Licenciatura em Química. Possui especialização em Química e Mestrado em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como professora de Química dos ensinos médio e superior quadro efetivo do Instituto Federal Baiano campus Guanambi Bahia. Atua ainda na coordenação do curso de Licenciatura em Química desde outubro de 2012 e coordenação de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desde março de 2014.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/3367880147795914

PhD. Cláudio Pinto Nunes

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1998), Mestrado em Educação e Pesquisa pela Université Du Québec À Chicoutimi (2005), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), tendo realizado Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra (2008) e Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UESB). É Coordenador de Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, formação e trabalho docente, trabalho e educação.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6979931694367304

PhD. Daniel Rodrigues Magalhães

Possui Bacharelado em Química com atribuição tecnológica pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Química (Química Analítica) pelo Instituto de Química de São Carlos (2002) Doutorado em Química pela Universidade de Campinas (2005). , atuando principalmente nos seguintes temas: xps, metal de transição, xas, sílica gel e zircônio. Trabalhou como pesquisador na Universidade de Estadual de Montes Claros como pesquisador DCR (Pós Doutor) trabalhando com extração, caracterização e aplicação biológica de metabólitos secundários. Atua nas disciplinas de Química Geral, Química Analítica e Físico Química Articulando-as com as Práticas Pedagógicas Integradas. Leciona também disciplina de Química nos cursos superiores de Agronomia e Agroindústria.

PhD. Denilson Santana Sodré dos Santos

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado da Bahia, mestrado e doutorado em Química pela Universidade Federal da Bahia e pós-doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Atuou como professor do ensino médio, técnico, tecnológico e superior em instituições como UFBA, FAMEC, UNIME, Area1/FTE, e CETEB-CA. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, campus Catu-Ba. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Métodos Óticos de Análise, atuando principalmente nos seguintes temas: Espectrometria de emissão e absorção atômica, metais, material de referência de laboratório, sedimentos, gasolina e biodiesel.

MSc. Francineide Pereira de Jesus

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB CAMPUS I - SSA). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Guanambi e Vice Coordenadora do Curso de Licenciatura em Química do IF Baiano campus Guanambi.

MSc. Lincon Almeida Vilas Boas

Graduado em Licenciatura (2002) e Bacharel (2003) em Química pela Universidade Federal de Viçosa; Especialista em Gestão Empresarial pela Faculdade de Nanuque (2012); Mestre em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente, é coordenador de área do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) e professor efetivo de Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano Campus Guanambi. Leciona para os cursos de Licenciatura em Química, Engenharia Agronômica, Tecnologia em Agroindústria e técnico integrado em Agropecuária. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica, Química Analítica, Química Ambiental e Química da Madeira Celulose, atuando principalmente nos seguintes temas: produtos naturais, celulose, reversão de alvura, pitch e meio ambiente.

Drª Hildonice de Souza Batista

Doutora em educação (UFBA), Mestre em Educação (UFBA), Especialista em Educação Transdisciplinar e Desenvolvimento Humano (UFBA), possui graduação em Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna (UFBA). Coordenadora Geral da Educação Superior, Coordenadora Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e Coordenadora Institucional do Programa Jovens Talentos para Ciência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - IF Baiano. Colaboradora da Pró-Reitoria de Ensino e Professora dos cursos de Licenciatura do IF Baiano. Pesquisadora da Educação Indígena. Tem experiência nas áreas de Didática, Estágio Supervisionado, Tecnologias da Informação e Comunicação, Metodologia da Pesquisa, Trabalho de Conclusão de Curso, Educação indígena, História e Cultura Africana, Educação a Distância, Currículo e Gestão nos cursos de Licenciatura em Filosofia, História, Ciência da Computação, Pedagogia, Letras, Química e Ciências Agrárias. Coordenou cursos de formação continuada de professores no período de 2008 a 2010, através da Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

MSc. Martha de Cassia Nascimento

Doutoranda em Educação Especial - UFSCar, Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília - UnB (2009). Possui graduação em LETRAS Português/Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG (1995), Especialização em Língua Falada e o Ensino de Português - PUC-MG (1998). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - campus Guanambi, atua nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Metodologia da Pesquisa, Educação Inclusiva, Português Instrumental, Redação.

MSc. Sílvia Cláudia Marques Lima

Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, com especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior e graduação em Letras (Licenciatura Plena - Habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e suas Literaturas). Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Guanambi. Ministra as disciplinas Português Instrumental e Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Redação.

MSc. Sandra Alves de Oliveira

Possui graduação em Pedagogia - Departamento de Educação de Guanambi - BA (1999), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é professora auxiliar da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII Guanambi, e professora de Matemática do Colégio Municipal Aurelino José de Oliveira (Candiba-BA). Pesquisadora do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) Linha de Pesquisa: Linguagens e Práticas Pedagógicas. Coordenadora de área do subprojeto Laboratório de Práticas Pedagógicas PIBID/UNEB/CAMPUS XII. Coordenadora dos projetos de extensão: Jogos e Resolução de Problemas na Formação Matemática e na Prática Pedagógica; Alfabetização em Foco. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em PEDAGOGIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Escola e família; matemática e ludicidade; resolução de problemas na educação matemática; ensino de matemática na Educação Básica; linguagens e práticas pedagógicas; formação de professores.

© III Simpósio de Ensino de Química - Todos os direitos reservados
Instituto Federal de Educação, Ciênca e Tecologia Baiano Campus Guanambi - Bahia
Zona Rural, Distrito de Ceraíma, Bahia CEP: 46430-000 Tel.: (77) 3493-2100